Há 80 anos, Londrina passa por aqui.
Para o Colégio Londrinense, educação é um assunto de extrema responsabilidade. A instituição acredita que somente uma formação integral é capaz de transformar vidas, a sociedade e o mundo. Portanto, vai muito além de um tecnicismo sistêmico e curricular, prezando por uma educação plena: intelectual, humanística, moral e cristã, provendo cidadãos e profissionais transformadores, empáticos, solidários, cooperativistas, éticos, responsáveis e competentes.
Quando Londrina ainda dava os primeiros passos, no auge de seus cinco anos, o Colégio Londrinense começava a traçar sua história, na vanguarda da educação londrinense.
Em 1939, o médico e professor Jonas de Farias e o advogado e professor Rui Ferraz de Carvalho observaram a carência de Londrina em oferecer educação de qualidade e criaram o Ginásio Londrinense, inicialmente localizado na Rua Santos. No ano seguinte, passaram a ser ofertados também cursos primários e de preparação para candidatos ao ensino superior.
Em 1944, Zaqueu de Melo, ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e bacharel em Teologia, adotou o sonho dos professores, associou-se ao Ginásio Londrinense e os incentivou a agregar à instituição um caráter confessional.
Em 1945, a entidade mantenedora Instituto Filadélfia de Londrina assumiu a gestão, comprometida com a missão de oferecer uma educação integral, com foco no desenvolvimento intelectual, humanístico, moral e cristão.
Em 1972, foi inaugurado o Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon), posteriormente alçado à condição de Centro Universitário Filadélfia (UniFil). O complexo foi a realização de um sonho e teve o objetivo de atender a uma demanda expressiva, com capacidade para abrigar a formação em todos os níveis.
Em alguns anos, o Colégio Londrinense e a UniFil se consolidaram como as principais instituições de ensino do Paraná.
Em 2019, o Colégio Londrinense soma 80 anos de atuação plena e pioneira e de trajetória reconhecida. São gerações de cidadãos bem sucedidos, que comprovam a sua excelência.
Prezando por fazer a diferença sempre, o Colégio Londrinense transcende seus deveres e destaca-se como uma instituição cidadã, engajada em ações importantes de desenvolvimento da sociedade londrinense, com projeção nacional e internacional.