OBL

Premiados

O Colégio Londrinense conquistou três premiações na edição Abya Yala da Olimpíada Brasileira de Linguística, o melhor desempenho do Paraná.

Foram três insígnias de papel, equivalentes à tradicional medalha de ouro, na categoria Mirim (6º ao 8º ano). As alunas Júlia Candatem Koike e Suzana Maya Asai tiveram nota máxima nos três problemas discursivos da fase final.

Fernanda Saori Hatumura - 8º ano - medalha de papel
Júlia Candatem Koike - 8º ano - medalha de papel
Suzana Maya Asai - 8º ano - medalha de papel

Segunda Fase

A segunda fase da edição Abya Yala da Olimpíada Brasileira de Linguística será realizada neste sábado, 21 de outubro, das 9h às 12h na categoria Mirim e das 9h às 13h nas categorias Regular e Aberta.

A prova contém três problemas discursivos (Mirim) e cinco problemas discursivos (Regular e Aberta) com valor de 24 pontos cada um.

Os estudantes devem comparecer com antecedência e portar um documento de identificação com foto, lápis ou lapiseira, borracha e caneta azul ou preta.

Polo Regional

O Colégio Londrinense está confirmado como polo regional da edição Abya Yala da Olimpíada Brasileira de Linguística.

A prova da segunda fase das categorias Mirim, Regular e Aberta será aplicada neste sábado, 21 de outubro, nos horários oficiais.

Sede Colégio Londrinense
21 de outubro (sábado)
Avenida Juscelino Kubitschek, 1728

Classificados

O Colégio Londrinense e o Anglo Londrinense têm 11 alunos classificados para a segunda fase da edição Abya Yala da Olimpíada Brasileira de Linguística, o maior número do Paraná.

A prova será aplicada nos polos regionais no dia 21 de outubro, das 9h às 12h na categoria Mirim e das 9h às 13h nas categorias Regular e Aberta.

Agnes Vogler Chaves - 3ª série
Felipe Lázaro Souza - 9º ano
Fernanda Saori Hatumura - 8º ano
Giovana Sinzker de Moraes - 8º ano
Gregório Hikaru Suzuki de Lima - 3ª série
João Guilherme Athayde Mendes - 9º ano
Júlia Candatem Koike - 8º ano
Sara de Oliveira - 7º ano
Sofia de Oliveira - 7º ano
Suzana Maya Asai - 8º ano
Vinícius Kenzo Castelo Zama - 2ª série

Primeira Fase

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Linguística será realizada entre os dias 15 e 25 de setembro por meio do aplicativo ou no site oficial.

A prova eliminatória de cada nível tem 18 exercícios de múltipla escolha divididos em três ciclos. O aluno inscrito precisa acertar, no mínimo, 12 questões no total e uma em cada ciclo para avançar à etapa 2.

Inscrição

A inscrição individual para a edição Abya Yala da Olimpíada Brasileira de Linguística pode ser feita gratuitamente pelo estudante em obling.org até o dia 25 de setembro.

Os alunos são divididos nas categorias Mirim (6º a 8º ano) e Regular (9º ano e Ensino Médio) para a disputa das quatro fases da OBLing.

A competição é organizada pelo Instituto Vertere com o suporte acadêmico da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (Gelne) e das universidades federais de São Carlos (UFSCar), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Paraíba (UFPB).

O objetivo é “ampliar as habilidades lógico-analíticas, a intuição linguística e a visão sobre os povos do mundo a partir de uma abordagem interdisciplinar”.